quarta-feira, 24 de março de 2010

Livros na Rede

Skoob.com seria mais um site de relacionamento se não fosse por uma diferença. É um site de relacionamento literário e foi criado por um brasileiro, o analista de Sistemas, Lindenberg Moreira, 32 anos. Os Skoobers, usuários que possuem um perfil no site, trocam informações a respeito das publicações. Compartilham opinião e fazem críticas. Há uma estante virtual onde se podem organizar os títulos dos livros em: lidos, vão ler ou que estão lendo. Há ainda o registro do número de pessoas que abandonaram a leitura de certos livros e também a classificação que cada usuário dá para a obra.

Segundo o criador do site trata-se de uma resposta a uma pergunta feita na música ¨Good People¨ de Jack Johnson, "Where'd all the good people go?", "Para onde todas as pessoas boas foram?".

A estudante Vanessa Brum, estudante, 18 anos, diz que navega pelo site e sempre encontra títulos interessantes para ler. Faz e recebe indicações de livro.

¨ Gosto muito de ler biografias. Já li algumas bem interessantes e há pouco tempo li uma sobre a Olga Benário. Emocionante. Gostei mais do livro que do filme. ¨.

A florista e estudante, Thalita Menezes, 22 anos, diz que prefere poesia. Tem algumas antologias poéticas de modernistas como Carlos Drummond, Manuel Bandeira, e Mario de Andrade. ¨ Comecei a gostar de poesia quando fiz o ensino médio. No Skoob posso comentar e discutir literatura num espaço onde muitas pessoas têm o mesmo interesse.”

No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, 40% da população tem materiais de leitura inseridos em seu orçamento. O hábito da leitura é pouco difundido entre os jovens As questões de baixa escolaridade e financeiros pesam no caso de que não tem a rotina da leitura. Vanessa diz que gostaria de comprar mais livros e até revistas para se manter informada, mas as publicações são muito caras, segundo a estudante.

As dificuldades encontradas pelos jovens que tem o hábito da leitura são muitas, mas alternativas como bibliotecas, acervos pessoais e a possibilidade de troca de livros com amigos e parentes fazem a diferença. ¨ Tenho amigas na faculdade com quem posso trocar livros. Sempre temos ótimas conversas sobre literatura¨.

O site, cria relações entre as pessoas, como qualquer rede social faz. A diferença é o que leva essas pessoas a se relacionarem:Livros.

Sâmia Lopes

Um comentário:

  1. Oi Sâmia! Faz tempo que não entro no seu blog! Está muito legal! Gostei da sua postagem, vou dar uma olhadinha no skoob.com!

    ResponderExcluir