sábado, 26 de setembro de 2009

“Do Caos ao Paraíso Particular”

  Por Sâmia Lopes

  Uma música que não me sai da cabeça é Vilarejo composta por Marisa Monte do album Infinito Particular. A letra da canção remete a um lugar ideal onde existem lares de mãe, onde o tempo espera e é sempre primavera. Um lugar onde portas e janelas estão sempre abertas pra sorte entrar…

     A perspectiva do eu-lírico em “Vilarejo” sobre o lugar ideal me lembrou o desejo do eu-lírico em “Vou-me embora pra Pasárgada” do poeta, modernista, Manuel Bandeira, pois em ambos quadros agradáveis surgem a medida que descrevem o lugar ideal.

 

“Vou-me embora pra pasárgada

Aqui não sou feliz

Lá a existência é uma aventura(…)”

                                           Manuel Bandeira

 

“Há um vilarejo ali onde areja um vento bom…

(…) Lá o mundo tem razão…

Terra de heróis, Lares de mãe,

Paraíso se mudou para lá.”

                                           Marisa Monte

 

No poema de Bandeira o eu-lírico divaga sobre um mundo de aventuras e de suas vontades sendo satisfeitas. “ LÁ TENHO TUDO QUE QUERO/SOU AMIGO DO REI/TENHO A MULHER QUERO NA CAMA QUE ESCOLHEREI”. Em Vilarejo o desejo é de tranquilidade. A letra nos manda para um lugar seguro e calmo. É quase de desabafo de que o mundo no “vilarejo” é melhor dando um tempo do nosso mundo de guerras e conflitos.

A competitividade nas relações humanas, seja na vida pessoal ou no trabalho. Pessoas que vivem sem se preocupar com o direito do outro. A sensibilidade que muitas vezes se perde na dureza dos acontecimentos, nos “nãos” que recebemos, no tempo que é cada vez mais escasso. Esses são alguns dos motivos que nos fazem querer fugir. Nessas horas usar a imaginação e viajar nas letras de Marisa Monte ou no poema de Manuel Bandeira é quase uma meditação.

Observar cada vez mais  atitudes simples, gestos, contrastes apurar os sentidos e usar a imaginação pode tornar nosso dia-a-dia mais bonito. E se de tudo uma tristeza ou desespero insistir em ocupar o mesmo espaço que o seu. Vá embora pra pasárgada ou para Vilarejo. É logo ali!

2 comentários:

  1. Muito linda sua sensibilidade!! =)

    Gosto muito desta música da Marisa... para mim soa como um mantra

    Bjus no coração

    ResponderExcluir